Núcleo Automotivo da AEI faz encerramento das atividades

Segunda-feira, 02 de dezembro de 2013

O Núcleo Automotivo da AEI se reuniu no dia 01 de dezembro para um almoço de encerramento das Atividades de 2013. Nesta ocasião participaram os nucleados e familiares. O encontro aconteceu no sitio primavera em Campina/Itaiópolis.

Núcleo Automotivo da AEI faz encerramento das atividades

Em 2013 os integrantes do núcleo Automotivo participaram de vários treinamentos, palestras e feiras técnicas. Realizaram a 5º Inspeção Veicular Gratuita onde inspecionaram aproximadamente 30 veículos gratuitamente. E foram parceiros do 6º Encontro de Picapes onde patrocinaram o evento e ajudaram na cobrança de Ingressos da portaria.

Porém, a ação mais importante e que podemos dar um destaque especial é a iniciativa de retomar os procedimentos para fazer o licenciamento ambiental nas empresas nucleadas. Que foi iniciado a 5 anos atrás. Confira abaixo algumas ações que fazem parte do licenciamento ambiental.

* Todas as áreas de manuseio de óleo devem ter piso impermeável com sistema de drenagem (canaletas) para uma caixa separadora;
* Caixa de decantação que faz a separação da água e do óleo;
* Analise de água;
* Destinação correta para resíduos sólidos de classe I – tais como: filtros de óleo, lodo caixa
separadora, panos de estopas contaminadas, embalagens de produtos perigosos);
* Contrato para destinação correta de óleo usado:
* Contrato para destinação correta das embalagens de óleo;
* Contrato para destinação correta de sucata;
* Cabine de pintura, envolta com filtro que impede que a poeira e a tinta sejam dispersos no meio ambiente;

Algumas empresas já estão na fase final do processo de licenciamento e outras estão em fase de adaptação. A empresa contratada para fazer as consultorias das empresas é a OXTAR Engenharia e Consultoria Ambiental, da cidade de Itajaí/SC. Em breve vamos trazer mais noticias sobre os projetos do núcleo automotivo.